Sobre a Ketocalculadora

A Keto Calculadora tem como objetivo facilitar o cálculo de uma prescrição de dieta cetogênica.
Por isso, todos os cálculos devem ser realizados por nutricionistas profissionais.
A ferramenta permite realizar cálculo da dieta cetogênica por via oral ou enteral.

  • 1

    Para começar a usar a calculadora, basta cadastrar um novo paciente, com seu nome, data de nascimento, peso atual e peso ideal, estatura e o z-escore, classificando seu estado nutricional.

  • 2

    Os campos peso ideal e data de nascimento são obrigatórios para que se consiga realizar o cálculo. Automaticamente, conforme a idade e peso do paciente, será obtido o valor calórico total (VCT).

  • 3

    Em seguida, preencha o campo com o valor da proteína/kg de peso (0,7 a 1,5 g/Kg/peso)

  • 4

    Escolha a proporção da dieta adequada, por partes de gordura para cada uma de carboidrato + proteína (2:1, 2.5:1, 3:1,3.5:1, 4:1, 4.5:1 ou 5:1).

  • 5

    Depois escolha o número de refeições em um dia. Os macronutrientes serão divididos conforme este número e automaticamente você identificará as quantidades em gramas (g) de lipídios, proteínas e carboidratos por refeição.

  • 6

    Preencha as quantidades dos alimentos das refeições “doce e salgada” (ex.: creme de leite, ovo, Ketocal, fruta, carne e outros) respeitando a quantidade de macronutrientes prescrita. Caso algum alimento não seja necessário na prescrição, este deverá ser preenchido com zero.

  • 7

    Quando todas as quantidades estiverem adequadas, finalize o cálculo. Para toda a prescrição será gerado o esquema alimentar com as respectivas listas de substituições.

Atualização da Ketocalculadora (Versão 2017)

Marta Duarte Waltereith Koch

Consultora Científica



Sobre as autoras

Patricia Azevedo de Lima

Doutoranda do Programa de Nutrição Humana Aplicada da USP, Mestre em Ciências pela USP e Ex-nutricionista do Instituto da Criança do HC-FMUSP.

Daniela Kawamoto Murakami

Especialista em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional pelo Grupo de Apoio a Nutrição Enteral e Parental (GANEP). Bacharel em Nutrição pela Universidade de São Paulo (USP). Ex-nutricionista do Instituto da Criança do HCFMUSP. Nutricionista na Autarquia Hospitalar Municipal - Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha.

Agradecimento especial

A Divisão de Nutrição do Instituto da Criança do HC-FMUSP A Maria Aparecida Vieira - Ex-nutricionista da Neuropediatria do ICr-HC-FMUSP

Dedicatória

Aos pais/responsáveis, crianças e adolescentes com epilepsia refratária.