Sobre a Ketocalculadora

A Keto Calculadora tem como objetivo facilitar o cálculo de uma prescrição de dieta cetogênica.
Por isso, todos os cálculos devem ser realizados por nutricionistas profissionais.
A ferramenta permite realizar cálculo da dieta cetogênica por via oral ou enteral.

  • 1

    Para começar a usar a calculadora, basta cadastrar um novo paciente, com seu nome, data de nascimento, peso atual e peso ideal, estatura e o z-escore, classificando seu estado nutricional.

  • 2

    Os campos peso ideal e data de nascimento são obrigatórios para que se consiga realizar o cálculo. Automaticamente, conforme a idade e peso do paciente, será obtido o valor calórico total (VCT).

  • 3

    Em seguida, preencha o campo com o valor da proteína/kg de peso (0,7 a 1,5 g/Kg/peso)

  • 4

    Escolha a proporção da dieta adequada, por partes de gordura para cada uma de carboidrato + proteína (2:1, 2.5:1, 3:1,3.5:1, 4:1, 4.5:1 ou 5:1).

  • 5

    Depois escolha o número de refeições em um dia. Os macronutrientes serão divididos conforme este número e automaticamente você identificará as quantidades em gramas (g) de lipídios, proteínas e carboidratos por refeição.

  • 6

    Preencha as quantidades dos alimentos das refeições “doce e salgada” (ex.: creme de leite, ovo, Ketocal, fruta, carne e outros) respeitando a quantidade de macronutrientes prescrita. Caso algum alimento não seja necessário na prescrição, este deverá ser preenchido com zero.

  • 7

    Quando todas as quantidades estiverem adequadas, finalize o cálculo. Para toda a prescrição será gerado o esquema alimentar com as respectivas listas de substituições.

Sobre as autoras

Patricia Azevedo de Lima

Doutoranda do Programa de Nutrição Humana Aplicada da USP, Mestre em Ciências pela USP e Ex-nutricionista do Instituto da Criança do HC-FMUSP.

Daniela Kawamoto Murakami

Especialista em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional pelo Grupo de Apoio a Nutrição Enteral e Parental (GANEP). Bacharel em Nutrição pela Universidade de São Paulo (USP). Ex-nutricionista do Instituto da Criança do HCFMUSP. Nutricionista na Autarquia Hospitalar Municipal - Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha.

Agradecimento especial

A Divisão de Nutrição do Instituto da Criança do HC-FMUSP A Maria Aparecida Vieira - Ex-nutricionista da Neuropediatria do ICr-HC-FMUSP

Dedicatória

Aos pais/responsáveis, crianças e adolescentes com epilepsia refratária.